O pano de prato é um elemento universal, presente em todas as culturas. Feito unicamente do entrelaçamento das linhas do algodão, sua composição não poderia ser mais simples.
De tamanhos aproximados, sua presença ganha diferentes contornos e aparências de acordo com os hábitos, as crenças e a criatividade dos seus usuários e habitantes de cada região.
O pano de prato pode parecer pequeno e sem importância, mas depois de uma breve reflexão ele se revela em toda sua majestade, realçando-se como um dos objetos mais presentes na vida do homem em sua saga familiar e, como poucos outros objetos, acessível a todos, de todas as classes, ideologias e religiões.
A Bienal Internacional de Arte do Pano de Prato, tendo por referência o próprio, em sua primeira edição, pretende por meio deste suporte oferecer janelas abertas para o local e para o global, tendo como guias os criadores que porventura aceitem este desafio e garantam ao pano de prato o acesso à galerias e museus.
Ao propor a criação de obras artísticas “em” pano de prato, “com” pano de prato ou “de” pano de prato, pretendemos contribuir para os questionamentos relativos ao papel da arte na atualidade e sua interação com a sociedade.
INSCRIÇÕES ATÉ DIA 29 DE OUTUBRO.
http://www.artecidadania.org.br/site/index.php?page=view&codigo=128321189832210